Dicas de pós-instalação do openSUSE Leap 15

O openSUSE é uma das distribuições GNU/LINUX mais populares do mundo, conhecida como a versão da comunidade do SUSE Linux Enterprise, uma distribuição corporativa. Também é conhecido por sua facilidade de uso, grande espírito de comunidade e pelo YaST, que é um centro de controle onde você pode executar muitas tarefas que, em outras distribuições GNU/LINUX, seriam feitas com o terminal, aproximando-o de usuários menos experientes.

Será escrito nesse post dicas para se fazer depois de instalar o openSUSE Leap 15.

A primeira coisa que devemos fazer quando instalamos o openSUSE pela primeira vez é atualizar o sistema. Lembre-se de que, desde o momento em que uma versão é lançada até a instalação, é provável que correções de segurança tenham sido liberadas, por isso é aconselhável atualizá-la. Primeiro, devemos atualizar o cache dos repositórios e, em seguida, solicitamos a atualização.

1- Atualize os repositórios

sudo zypper refresh

Obs.: Após adicionar um repositório ou quando um repositório se tornar desatualizado, ele precisa ser atualizado. Isto significa baixar os metadados dos pacotes do repositório e pré processar os dados em um cache .solv para uma rápida leitura.

2. Atualize o sistema

sudo zypper update

ou digite:

sudo zypper up

Obs.: pode ser que existem aplicativos que exigem uma reinicialização do sistema.

3. Mostrar os botões minimizar e maximizar na barra de título das janelas

No Gnome por padrão, os botões Maximizar e Minimizar vem removidos. Para alcançar nosso objetivo, precisamos ter o Gnome Tweak Tool instalado. Caso você não tenha instalado, podemos fazê-lo com o seguinte comando:

sudo zypper install gnome-tweak-tool

Agora entre em Atividades/Utilitários e procure por Ajustes.

Gnome Tweak Tool 1

Depois de iniciar o programa, no lado esquerdo, clique em Janelas.

Gnome Tweak Tool 2

E na seção Botões da barra de título, temos a opção de adicionar os botões Maximizar e Minimizar.

Gnome Tweak Tool 3

4. Habilitar o repositório Packman

O Packman oferece vários pacotes adicionais para o openSUSE, especialmente mas não limitado a aplicativos e bibliotecas relacionados a multimídia.

Ir em Atividades e procure por YaST, no lado esquerdo do programa clique em Software e depois em Repositórios de software.

Yast 1

Clique em Adicionar.

Yast 2

Selecione Repositórios da comunidade e depois clique em Próximo.

Yast 3

Selecione Packman Repository e depois clique em OK.

Yast 4

Aparecerá uma tela para adicionar a chave, então clicar em Sim, então irá começar a adicionar o repositório, ele não irá pular o aviso se quisermos confiar para adicionar a chave gnuPG ao repositório. Clicamos em Confiança (Trust) e quando terminamos, temos o repositório adicionado às nossas fontes.

5. Instalando codecs multimídia

Devido a questões legais, patentes de softwares e direitos autorais, o openSUSE não oferece suporte a codecs proprietários como o MP4, AAC, WMA e outros nos repositórios oficiais, com exceção ao suporte à decodificação de MP3 que está incluído.

Muitos codecs de multimídia não são incluídos por padrão em uma instalação do OpenSUSE devido a problemas de licenciamento, então você precisa instalá-los manualmente, para isso, digite o comando:

sudo zypper in libdvdcss2 libxine2-codecs libxine2-pulse lame gstreamer-0_10-plugins-ffmpeg gstreamer-0_10-plugins-bad gstreamer-0_10-plugins-ugly gstreamer-0_10-plugins-ugly-orig-addon totem-browser-plugin gstreamer-0_10-plugins-good libxine2 libdvdplay0 libdvdread4 libdvdnav4 libmad0 libavutil51 sox libxvidcore4 xvidcore libavcodec52 libavdevice52 libvlc5 totem-plugins nautilus-totem lsb pullin-flash-player vlc-codecs gstreamer-0_10-fluendo-mp3 gstreamer-0_10-plugins-fluendo_mpegdemux gstreamer-0_10-plugins-fluendo_mpegmux gstreamer-0_10-plugins-base gstreamer-0_10-plugins-good-extra libquicktime0 gstreamer-0_10-plugins-bad-orig-addon

 

Leia também:

Como usar corretamente o Zypper.

openSUSE: Formatos restritos.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s