Instalando codecs multimídia no Fedora 28

Será mostrado nesse post como instalar os codecs de mídia de formatos MP3, MP4 e AVI no Fedora 28, testes feitos no Fedora 28 Workstation (Gnome).

Nota: O MP3 é atualmente o formato mais utilizado para a compressão de música em formato lossy e é amplamente suportado entre os tocadores de música. Por vários anos, devido às questões legais relacionadas à implementação do suporte a MP3, o Fedora não conseguiu incluí-lo.

No entanto, a partir de 03-05-2017, o Fedora passou a incluir descodificação de MP3 e a funcionalidade de codificação.

Instalando no Fedora 28 Gnome

No Fedora 28 Gnome não é preciso instalar o pacote MP3, já vem instalado por padrão, mas os pacotes MP4 e AVI é necessário instalar, mas para isso é preciso habilitar os repositórios RPM Fusion.

Para habilitar o RPM Fusion basta então digitar o seguinte comando:

sudo dnf install https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm https://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm

Após habilitar os repositórios RPM Fusion, rode o comando abaixo para uma atualização e para manter atualizado os seus pacotes:

sudo dnf update

Para garantir as mudanças reinicie o Fedora.

Ao clicar no arquivo MP4 e abrir o Vídeos (Reprodutor de vídeos) será mostrado a mensagem da imagem abaixo, “Decodificador MPEG-4 AAc, Decodificador H.264 são necessários para reproduzir o arquivo, mas não estão instalados”.

Totem 1

Ao clicar em Localizar em Programas, será direcionado para Programas (Gnome Software) que mostrará 4 programas para ser instalados, veja na imagem abaixo, é só clicar em Instalar e aguardar.

Totem 2

Agora, feche o aplicativo Vídeos e abra novamente e desta vez o arquivo MP4 rodará normalmente e você poderá ver os seus vídeos.

Verificando seus codecs multimídia instalados.

Em Programas (Gnome Software) é possível verificar quais os codecs estão instalados, clique em Complementos e depois na aba Codecs, veja:

Gnome Software 1

Obs.: Essa dica foi para o Fedora 28 Gnome, para as versões com KDE, Mate, etc., foi preciso instalar os demais codecs de mídia.

Fontes:

Wiki Fedora.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s