Instalação Dual Boot: Windows 8 + Ubuntu 14.04 em UEFI.

Os sistemas mais recentes que vêm com o Windows 8 ou Windows 8.1, tem UEFI em vez de BIOS. Isso faz com que coisa um pouco diferente da forma convencional de dual boot. Neste tutorial, vamos ver como instalar o Ubuntu em modo dual boot com o Windows 8 ou Windows 8.1 .
Este tutorial é executada em um Notebook Dell Inspiron 7437 que tem processador de quarta geração Core i7, 256 GB SSD, 8 GB de RAM e e gráficos Intel. Neste tutorial será colocados todos os passos que você precisa fazer para ter sucesso em dual-boot Linux com o Windows 8 UEFI. Se você já fez alguns desses passos, basta pular para a próxima. Se você tem um sistema novo, melhor ainda.
As etapas mencionadas aqui são aplicáveis a outras distribuições Linux baseadas Ubuntu como o Linux Mint, Elementary OS etc. Vamos ver como dual boot do Linux em uma inicialização segura (Secure BootUEFI habilitado em um sistema Windows 8.

Como saber se o seu computador tem um BIOS UEFI.

Em primeiro lugar é muito importante saber se o seu PC tem um BIOS UEFI.

No Windows vá até o Menu Iniciar e na caixa de pesquisa na parte inferior e digite “Informações do sistema” e quando o ícone aparece na parte superior clique sobre ele.

4e7ec5ae-63cf-4e83-a0f8-7b2d63c31bd4_0

Na metade do painel à direita, há um item chamado de modo BIOS. Se ele diz que UEFI, então está tudo ok, veja a imagem abaixo.

systeminformation2

Telas do Bios do Notebook Dell Inspiron 7437.

Para entrar no SETUP use a tecla F2, para acessar o Boot Menu, use a tecla F12.

1-dell-bios-screen

Tela do Boot Manager (Tecla F12). O Secure Boot está ativado.

2-vlcsnap-2015-02-26-02h38m50s185

Tela do UEFI BIOS (Tecla F2)

3vlcsnap-2015-10-31-19h24m43s840

Tela de configurações do Boot UEFI.

4-vlcsnap-2015-10-31-19h26m47s959

Dual boot Ubuntu 14.04 com Windows 8:

Existem vários pré-requisitos para instalar o Ubuntu em um sistema UEFI. Vamos vê-los:

Passo 1: Faça um backup [opcional]
É sempre bom fazer um backup, apenas no caso, se você mexer com o sistema. Existem inúmeros artigos sobre a web para mostrar-lhe como fazer backup de seu sistema.

Passo 2: Criar um Pendrive USB / disco(DVD) do Ubuntu de 64 bits.
A próxima coisa que você precisa fazer é criar um Pendrive USB ou disco(DVD). Eu recomendo Universal USB Installer para criar um Pendrive USB do Linux OS no Windows.

Passo 3: É preciso desfragmentar sua partição Windows. Uma vez que a desfragmentação é completa você tem que executar um “desligamento completo” no Windows, como por padrão ele faz como uma hibernação ao desligar.

Passo 4: Faça uma partição onde o Ubuntu será instalado.
Assumindo que você tem um sistema novo, a primeira coisa que precisamos fazer é criar partição para instalar o Linux. O Disco tem 256 GB no meu sistema que já teve várias partições do fabricante, mas principalmente para backup e outros fins. Partição principal foi a unidade C, de cerca de 220 GB, onde o Windows 8.1 foi instalado.
Se você tiver apenas uma partição como este, você precisa redimensionar algum espaço livre para o Ubuntu. Se você tiver várias partições de tamanho considerável, usar qualquer um deles, exceto a unidade C porque pode apagar os dados.
Para redimensionar uma partição no Windows 8, vá para a ferramenta de Gerenciamento de Disco. Você pode encontrar ferramenta de gerenciamento de disco através da procura de ‘disco’ no Painel de Controle.

1

Na ferramenta Gerenciamento de disco, clique com o botão direito do mouse sobre a unidade que você deseja particionar e selecione o volume de contração . No meu caso, eu encolhi a unidade C para fazer algum espaço livre:

2

Você pode deixar o espaço livre como ele é. Vamos usá-lo durante a instalação do Ubuntu.

Obs.: Você está instalando em um esquema de tipo de disco MS-DOS (Você só pode ter 4 partições primárias em oposição ao Esquema GPT). Lembre-se que se você já está usando 4 partições primárias sem partições aparecerá no instalador do Ubuntu desde que não haja mais partições primárias deixou de usar (partições do tipo MS-DOS são limitados a 4 os primários, GPT estão limitados a 128). Isso acontece muito em muitos laptops com Windows que vêm com 4 partições primárias pré-criados. Se você estiver instalando em uma partição tipo GPT e quer que ele para inicializar, você precisa deixar UEFI ativado.

Passo 5: Desativar a inicialização rápida no Windows (Fast Boot) [opcional]
O Windows 8 introduziu um novo recurso chamado de “fast startup” para inicialização rápida. Embora não seja obrigatório, seria melhor tê-lo desativado.
Vá para o Painel de controle > Hardware e som > Opções de energia > Configurações do Sistema > Escolha o que os botões de energia e desmarque a caixa “Ligar o inicialização rápida” .

Passo 6: Desativar secure boot no Windows 8 e 8.1 (Opcional)
A nova inicialização segura que é recurso do Windows 8, previsto inicialmente para recurso de segurança em busca de vírus rootkit, impede dual boot do Windows com o Linux. Para dual boot do Windows 8 com Linux, devemos desativar inicialização segura em UEFI.

Obs.: No Ubuntu não é mais necessário desativar o Secure Boot, porque é possível dar o boot com o pendrive bootável, por isso que é opcional essa opção.

Passo 7: É preciso instalar o Ubuntu com o UEFI, por isso, não desativar o UEFI. Ou seja, certifique-se que está a instalar o Ubuntu com as mesmas opções do Windows, os dois sistemas tem que estar em modo UEFI.

Passo 8: Instalar o Ubuntu junto com o Windows 8.
Como você já criou o Live DVD ou Pendrive como mencionado na etapa 2. Conecte o Pendrive e iniciar o sistema a partir dele.
Para dar boot a partir do Pendrive, terá que escolher a inicialização a partir da opção USB a partir de dentro o próprio Windows. Ou com definição do PC (como por UEFI) ou pressionando a tecla Shift enquanto clicar em Reiniciar.
Após iniciar no Pendrive, você será presenteado com a opção de experimentar ou instalar o Ubuntu. Clique em instalar. Você será apresentado com algumas opções de tela para escolher o idioma. Ele irá, em seguida, fazer algumas verificações no espaço disponível, energia e conexão de internet etc. Basta clicar em Continue .

6

A tela principal que você deve prestar atenção é o tipo de instalação . Escolha Algo mais (Something else) aqui, que será a Instalação manual.

6a

Obs.: Anote a partição marcada como tipo efi. Que toma o lugar do tradicional partição /boot. Ele vai entrar em jogo no final deste passo a passo. Esta é realmente a partição EFI, que contém os programas do gerenciador de inicialização para sistemas operacionais instalados que suportam UEFI.

Lembre-se que tínhamos criado algum espaço livre de antemão? Vamos usar o espaço livre para criar /raiz, swap e /home. Selecione o espaço livre e clique no sinal de +.

7

Ele irá fornecer-lhe com opção para criar partições Linux. Estamos a criar a partição /raiz. Qualquer coisa entre 10-20 GB é mais que suficiente para ele. Escolha o tamanho, selecione Ext 4 como tipo de arquivo e / (significa raiz) como o ponto de montagem.

7a

Ao clicar em OK na etapa anterior o levará para a tela de partição. Em seguida, vamos criar swap. Como anteriormente, clique no sinal + novamente. Desta vez, em tipo de arquivo, setar área de swap. Tamanho de swap sugestionável é o dobro de memória RAM.

8

De maneira semelhante, criar uma partição Home. Alocá-lo o máximo de espaço (na verdade alocá-lo resto do espaço livre), porque é aí que você vai colocar suas músicas, fotos e arquivos baixados.

9

Ao voltar para a janela principal do particionamento, você verá todas as partições recém-criadas. Você notou que não criamos uma partição de boot? Isso porque nesses sistemas, a partição EFI, que no sistema usado para este tutorial serve como partição de boot. Os arquivos de inicialização para o GRUB será instalado lá. GRUB (o GRand Unified Bootloader) é o programa de inicialização usado pelo Ubuntu e praticamente todas as distribuições Linux.

Nota: O GRUB2 carregador de inicialização pode ser instalado tanto no Master Boot Record (MBR) ou a tabela de partição GUID (GPT) do dispositivo de boot.

Apenas GPT é permitido em sistemas UEFI. Para instalar em um disco formatado com um MBR, ele deve ser reformatado e remarcado. Todos os dados atualmente no disco serão perdidos.

Sistemas baseados em UEFI requer uma partição de sistema EFI, pelo menos, 50 MB de tamanho (tamanho recomendado é de 200 MB), independentemente do esquema de particionamento.

Quando estiver pronto com as partições /root, swap e /home, clique em Instalar Agora :

10

Bem, estamos quase no final. Em seguida, você será solicitado a definir nome de usuário senha etc. Basicamente, você só precisa clicar próxima agora.
Quando a instalação estiver concluída, reinicie o computador, você deve ser saudado por uma tela roxo Grub. Desfrute do Ubuntu junto com o Windows 8 no modo dual boot.

Se o PC iniciar diretamente pelo Windows.

Se depois de instalar o Ubuntu, você inicializa diretamente no Windows, verifique nas configurações do UEFI para alterar a ordem de boot. Se você não vê nenhuma opção para configurar o boot para Ubuntu, você precisa corrigi-lo de dentro do Windows. Quando você está na área de trabalho do Windows, clique no menu, e depois clique e selecione prompt de comando (é necessário ter privilégios de administrador). Em seguida, execute o seguinte comando:

bcdedit /set "{bootmgr}" path \EFI\ubuntu\grubx64.efi

Com esse comando irá configurar o Windows Boot Manager, certificando de que o Windows lê a partição UEFI do Ubuntu. Isto deve tornar o Grub padrão e, portanto, você pode acessar ambos Ubuntu e Windows a partir dele.
Espero que este tutorial  lhe ajude a instalar o Ubuntu dual boot com o Windows 8 UEFI.

Referência: It’s F.O.S.S.

Leia também: Dual Boot: Instalando o Ubuntu em PC com UEFI com Windows pré-instalado.

Até a próxima.

Anúncios

28 comentários

  1. Comprei um desktop com Windows Pro 10 pré-instalado em um SSD de 128 Gb, tenho um hdd de 2 Tb para armazenagem e um outro hdd de 1 Tb para outros fins. Existe algum problema se eu instalar o Ubuntu neste hdd de 1 Tb? Como ficaria a questão do Dual Boot? O GRUB funcionaria sem problemas?

    Curtir

  2. Olá Charles!
    Não há problemas algum em instalar o Ubuntu no Hdd de 1 Tb.
    O Grub funcionará sem problemas.
    Só ter atenção na instalação do Ubuntu verificar o Hdd de 1 Tb para o Ubuntu. E também tem que instalar o Grub no Hdd de 1 Tb.

    Curtir

  3. Olá, surgiu um problema, toda vez que eu tento instalar o Ubuntu, surgem estas mensagens:
    – Ignoring BGRT: invalid status 0 (expected 1)
    – ACPI PCC probe failed
    A partir daí a tela congela e não mostra mais nada, já tentei com todas as versões do Ubuntu (inclusive o beta). Tentei usando o USB, depois gravando a ISO em um dvd e até tentei no VMWare, mas a mensagem continua aparecendo e congelando a tela nestas mensagens.
    Fiz toda a parte do UEFI desabilitando o Rapid boot e o Secure Boot, mas nada mudou. Agradeceria imensamente se pudesse me ajudar.

    Curtir

  4. Com o windows 10 não funcionou … instalai em outro hd de 1T e particionei certinho / , /Home e swap não criou o boot automaticamente … não é config de plkaca pq eu tinho win 7 com ubuntu normal antes …

    Curtir

  5. Olá! Muito obrigada pelo tutorial! Fiz os passos que disse, para meu Windows 10, mas nos campos que disse que era opcional, foi necessário ser feito, senão não aparecia o GRUB….também, só pra corrigir, o comando a digitar no Windows é:
    bcdedit /set “{bootmgr}” path \EFI\ubuntu\grubx64.efi
    Mais uma vez obrigada! Passei dias quebrando a cabeça com centenas de tutoriais e nenhum deu certo

    Curtir

  6. Olá, fiz todos os procedimentos só que quando reiniciei ele deu boot pelo Windows, então fiz o comando : bcdedit /set “{bootmgr}” path \EFI\ubuntu\grubx64.efi porém ele dá boot direto no Ubuntu (grub rápido não aparece as opções). Dei um fdisk as participações do Windows estão normais. O que acha q pode ser? Uso um ssd. (500gb)

    Curtir

    • Geralmente ao reiniciar o computador pressione a tecla de função F9 ou F11, para escolher a opção de boot.
      Ou então tem que entrar no Setup, de seu computador(tecla DEL) e veja se tem a opção de boot nas guias do Setup. Para que as mudanças tenha efeito tem que salvar.

      Curtir

    • Pedro, instalar o ubuntu com o w 8 ou 8.1 eu sei, o que não tô conseguindo é fazer um downgrade do w8 ou w8.1 para o w7 não tem como já coloquei no legacy e desabilitei a segurança, mas mesmo assim não consegui … se vc tiver uma dica, por favor … meu note é um Positivo XR 2998 … conseguindo o downgrade aí instalo o ubuntu … desde já agradeço.

      Curtir

  7. Olá, depois que eu fiz o comando: bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\ubuntu\grubx64.efi, tido acima pelo Windows, o windows não iniciou mais.. Não encontro para dar boot pelo windows. Meu pc ficou inacessível. Como eu reverto isso?

    Curtir

    • Olá Ghermany,
      O comando é esse:
      bcdedit /set “{bootmgr}” path \EFI\ubuntu\grubx64.efi

      Tente entrar no Setup de seu Notebook/Desktop para mudar as configurações UEFI, para alterar a ordem de inicialização, dependendo pode ser F2 ou F12.
      Nesse post tem um exemplo do Notebook da Dell.

      Curtir

  8. Olá! Primeiramente, muito obrigado por compartilhar este tutorial! 🙂 Executei o tutorial em um Dell Inspiron 15 5000 Special Edition que veio com o Windows 10 instalado e funcionou. No entanto, acredito que há uma parte no tutorial que confunde um pouco o leitor, como foi meu caso. No parágrafo seguinte à configuração da partição /home, você falou assim:

    “Agora, altere a entrada no “Dispositivo para a instalação do gerenciador de boot“.”

    Eu entendi que no campo “Dispositivo para a instalação do gerenciador de boot” era para trocar a partição padrão, a do HD da máquina, para a partição EFI. Contudo, fiquei na dúvida, pois a última imagem que mostra todas as partições configuradas possui o campo citado apontando para a partição padrão. Acredito que não fazer esta mudança gera a necessidade de executar o comando “bcdedit /set “{bootmgr}” path \EFI\ubuntu\grubx64.efi”.

    Por fim, agradeço mais uma vez e espero que possa aprimorar o tutorial com o ponto de citei.

    Um grande abraço e parabéns pelo tutorial.

    Curtir

  9. Sinto-me um pouco desavantajada na questão. Há dias sigo todas as sugestões possíveis para instalar o duplo-arranque (dual boot), Windows (10) e Ubuntu. Lendo vários autores, segui todos os passos, até mudei o disco de arranque (USB), pois poderia ser isto.

    Seguindo as instruções do blog, chego até o ponto 8:

    “Após iniciar no Pendrive, você será presenteado com a opção de experimentar ou instalar o Ubuntu. Clique em instalar. Você será apresentado com algumas opções de tela para escolher o idioma. Ele irá, em seguida, fazer algumas verificações no espaço disponível, energia e conexão de internet etc. Basta clicar em Continue”

    Feito isto, a tela fica preta, e nada mais acontece. O meu computador é um Acer Aspire ES-11. Devo perder as esperanças ou ainda existe uma luz no fim do túnel? Obrigado!

    Carla Chastinet

    Curtir

    • Olá Carla,
      Alguns notebooks com o UEFI ativado impede o boot pelo pendrive de distribuições com GNU/Linux.
      O que você deve fazer é modificar as configurações do BIOS para dar boot no modo Legacy.
      Ligue o notebook e aperte a tecla F5 por alguns segundos
      Mude de UEFI para Legacy.
      Salve as configurações.
      Agora reinicie a máquina apertando a tecla F12 para escolher o dispositivo de boot.

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s