Os sistemas mais recentes que vêm com o Windows 8 ou Windows 8.1, tem UEFI em vez de BIOS. Isso faz com que coisa um pouco diferente da forma convencional de dual boot. Neste tutorial, vamos ver como instalar o Ubuntu em modo dual boot com o Windows 8 ou Windows 8.1 .
Este tutorial é executada em um Notebook Dell Inspiron 7437 que tem processador de quarta geração Core i7, 256 GB SSD, 8 GB de RAM e e gráficos Intel. Neste tutorial será colocados todos os passos que você precisa fazer para ter sucesso em dual-boot Linux com o Windows 8 UEFI. Se você já fez alguns desses passos, basta pular para a próxima. Se você tem um sistema novo, melhor ainda.
As etapas mencionadas aqui são aplicáveis a outras distribuições Linux baseadas Ubuntu como o Linux Mint, Elementary OS etc. Vamos ver como dual boot do Linux em uma inicialização segura (Secure Boot) UEFI habilitado em um sistema Windows 8.
Como saber se o seu computador tem um BIOS UEFI.
Em primeiro lugar é muito importante saber se o seu PC tem um BIOS UEFI.
No Windows vá até o Menu Iniciar e na caixa de pesquisa na parte inferior e digite “Informações do sistema” e quando o ícone aparece na parte superior clique sobre ele.

Na metade do painel à direita, há um item chamado de modo BIOS. Se ele diz que UEFI, então está tudo ok, veja a imagem abaixo.

Telas do Bios do Notebook Dell Inspiron 7437.
Para entrar no SETUP use a tecla F2, para acessar o Boot Menu, use a tecla F12.

Tela do Boot Manager (Tecla F12). O Secure Boot está ativado.

Tela do UEFI BIOS (Tecla F2)

Tela de configurações do Boot UEFI.

Dual boot Ubuntu 14.04 com Windows 8:
Existem vários pré-requisitos para instalar o Ubuntu em um sistema UEFI. Vamos vê-los:
Passo 1: Faça um backup [opcional]
É sempre bom fazer um backup, apenas no caso, se você mexer com o sistema. Existem inúmeros artigos sobre a web para mostrar-lhe como fazer backup de seu sistema.
Passo 2: Criar um Pendrive USB / disco(DVD) do Ubuntu de 64 bits.
A próxima coisa que você precisa fazer é criar um Pendrive USB ou disco(DVD). Eu recomendo Universal USB Installer para criar um Pendrive USB do Linux OS no Windows.
Passo 3: É preciso desfragmentar sua partição Windows. Uma vez que a desfragmentação é completa você tem que executar um “desligamento completo” no Windows, como por padrão ele faz como uma hibernação ao desligar.
Passo 4: Faça uma partição onde o Ubuntu será instalado.
Assumindo que você tem um sistema novo, a primeira coisa que precisamos fazer é criar partição para instalar o Linux. O Disco tem 256 GB no meu sistema que já teve várias partições do fabricante, mas principalmente para backup e outros fins. Partição principal foi a unidade C, de cerca de 220 GB, onde o Windows 8.1 foi instalado.
Se você tiver apenas uma partição como este, você precisa redimensionar algum espaço livre para o Ubuntu. Se você tiver várias partições de tamanho considerável, usar qualquer um deles, exceto a unidade C porque pode apagar os dados.
Para redimensionar uma partição no Windows 8, vá para a ferramenta de Gerenciamento de Disco. Você pode encontrar ferramenta de gerenciamento de disco através da procura de ‘disco’ no Painel de Controle.
Na ferramenta Gerenciamento de disco, clique com o botão direito do mouse sobre a unidade que você deseja particionar e selecione o volume de contração . No meu caso, eu encolhi a unidade C para fazer algum espaço livre:
Você pode deixar o espaço livre como ele é. Vamos usá-lo durante a instalação do Ubuntu.
Obs.: Você está instalando em um esquema de tipo de disco MS-DOS (Você só pode ter 4 partições primárias em oposição ao Esquema GPT). Lembre-se que se você já está usando 4 partições primárias sem partições aparecerá no instalador do Ubuntu desde que não haja mais partições primárias deixou de usar (partições do tipo MS-DOS são limitados a 4 os primários, GPT estão limitados a 128). Isso acontece muito em muitos laptops com Windows que vêm com 4 partições primárias pré-criados. Se você estiver instalando em uma partição tipo GPT e quer que ele para inicializar, você precisa deixar UEFI ativado.
Passo 5: Desativar a inicialização rápida no Windows (Fast Boot) [opcional]
O Windows 8 introduziu um novo recurso chamado de “fast startup” para inicialização rápida. Embora não seja obrigatório, seria melhor tê-lo desativado.
Vá para o Painel de controle > Hardware e som > Opções de energia > Configurações do Sistema > Escolha o que os botões de energia e desmarque a caixa “Ligar o inicialização rápida” .
Passo 6: Desativar secure boot no Windows 8 e 8.1 (Opcional)
A nova inicialização segura que é recurso do Windows 8, previsto inicialmente para recurso de segurança em busca de vírus rootkit, impede dual boot do Windows com o Linux. Para dual boot do Windows 8 com Linux, devemos desativar inicialização segura em UEFI.
Obs.: No Ubuntu não é mais necessário desativar o Secure Boot, porque é possível dar o boot com o pendrive bootável, por isso que é opcional essa opção.
Passo 7: É preciso instalar o Ubuntu com o UEFI, por isso, não desativar o UEFI. Ou seja, certifique-se que está a instalar o Ubuntu com as mesmas opções do Windows, os dois sistemas tem que estar em modo UEFI.
Passo 8: Instalar o Ubuntu junto com o Windows 8.
Como você já criou o Live DVD ou Pendrive como mencionado na etapa 2. Conecte o Pendrive e iniciar o sistema a partir dele.
Para dar boot a partir do Pendrive, terá que escolher a inicialização a partir da opção USB a partir de dentro o próprio Windows. Ou com definição do PC (como por UEFI) ou pressionando a tecla Shift enquanto clicar em Reiniciar.
Após iniciar no Pendrive, você será presenteado com a opção de experimentar ou instalar o Ubuntu. Clique em instalar. Você será apresentado com algumas opções de tela para escolher o idioma. Ele irá, em seguida, fazer algumas verificações no espaço disponível, energia e conexão de internet etc. Basta clicar em Continue .
A tela principal que você deve prestar atenção é o tipo de instalação . Escolha Algo mais (Something else) aqui, que será a Instalação manual.
Obs.: Anote a partição marcada como tipo efi. Que toma o lugar do tradicional partição /boot. Ele vai entrar em jogo no final deste passo a passo. Esta é realmente a partição EFI, que contém os programas do gerenciador de inicialização para sistemas operacionais instalados que suportam UEFI.
Lembre-se que tínhamos criado algum espaço livre de antemão? Vamos usar o espaço livre para criar /raiz, swap e /home. Selecione o espaço livre e clique no sinal de +.
Ele irá fornecer-lhe com opção para criar partições Linux. Estamos a criar a partição /raiz. Qualquer coisa entre 10-20 GB é mais que suficiente para ele. Escolha o tamanho, selecione Ext 4 como tipo de arquivo e / (significa raiz) como o ponto de montagem.
Ao clicar em OK na etapa anterior o levará para a tela de partição. Em seguida, vamos criar swap. Como anteriormente, clique no sinal + novamente. Desta vez, em tipo de arquivo, setar área de swap. Tamanho de swap sugestionável é o dobro de memória RAM.
De maneira semelhante, criar uma partição Home. Alocá-lo o máximo de espaço (na verdade alocá-lo resto do espaço livre), porque é aí que você vai colocar suas músicas, fotos e arquivos baixados.
Ao voltar para a janela principal do particionamento, você verá todas as partições recém-criadas. Você notou que não criamos uma partição de boot? Isso porque nesses sistemas, a partição EFI, que no sistema usado para este tutorial serve como partição de boot. Os arquivos de inicialização para o GRUB será instalado lá. GRUB (o GRand Unified Bootloader) é o programa de inicialização usado pelo Ubuntu e praticamente todas as distribuições Linux.
Nota: O GRUB2 carregador de inicialização pode ser instalado tanto no Master Boot Record (MBR) ou a tabela de partição GUID (GPT) do dispositivo de boot.
Apenas GPT é permitido em sistemas UEFI. Para instalar em um disco formatado com um MBR, ele deve ser reformatado e remarcado. Todos os dados atualmente no disco serão perdidos.
Sistemas baseados em UEFI requer uma partição de sistema EFI, pelo menos, 50 MB de tamanho (tamanho recomendado é de 200 MB), independentemente do esquema de particionamento.
Quando estiver pronto com as partições /root, swap e /home, clique em Instalar Agora :
Bem, estamos quase no final. Em seguida, você será solicitado a definir nome de usuário senha etc. Basicamente, você só precisa clicar próxima agora.
Quando a instalação estiver concluída, reinicie o computador, você deve ser saudado por uma tela roxo Grub. Desfrute do Ubuntu junto com o Windows 8 no modo dual boot.
Se o PC iniciar diretamente pelo Windows.
Se depois de instalar o Ubuntu, você inicializa diretamente no Windows, verifique nas configurações do UEFI para alterar a ordem de boot. Se você não vê nenhuma opção para configurar o boot para Ubuntu, você precisa corrigi-lo de dentro do Windows. Quando você está na área de trabalho do Windows, clique no menu, e depois clique e selecione prompt de comando (é necessário ter privilégios de administrador). Em seguida, execute o seguinte comando:
bcdedit /set "{bootmgr}" path \EFI\ubuntu\grubx64.efi
Com esse comando irá configurar o Windows Boot Manager, certificando de que o Windows lê a partição UEFI do Ubuntu. Isto deve tornar o Grub padrão e, portanto, você pode acessar ambos Ubuntu e Windows a partir dele.
Espero que este tutorial lhe ajude a instalar o Ubuntu dual boot com o Windows 8 UEFI.
Referência: It’s F.O.S.S.
Leia também: Dual Boot: Instalando o Ubuntu em PC com UEFI com Windows pré-instalado.
Até a próxima.









Comprei um desktop com Windows Pro 10 pré-instalado em um SSD de 128 Gb, tenho um hdd de 2 Tb para armazenagem e um outro hdd de 1 Tb para outros fins. Existe algum problema se eu instalar o Ubuntu neste hdd de 1 Tb? Como ficaria a questão do Dual Boot? O GRUB funcionaria sem problemas?
CurtirCurtir
Olá Charles!
Não há problemas algum em instalar o Ubuntu no Hdd de 1 Tb.
O Grub funcionará sem problemas.
Só ter atenção na instalação do Ubuntu verificar o Hdd de 1 Tb para o Ubuntu. E também tem que instalar o Grub no Hdd de 1 Tb.
CurtirCurtir
Dé uma olhada nesse post:
lcomlinux.wordpress.com/2015/09/02/instalacao-dual-boot-windows-8-e-linux-mint-17-em-sistemas-uefi-com-dois-hds/
CurtirCurtir
Dê uma olhada nesse post.
https://lcomlinux.wordpress.com/2015/09/02/instalacao-dual-boot-windows-8-e-linux-mint-17-em-sistemas-uefi-com-dois-hds/
CurtirCurtir
Olá, surgiu um problema, toda vez que eu tento instalar o Ubuntu, surgem estas mensagens:
– Ignoring BGRT: invalid status 0 (expected 1)
– ACPI PCC probe failed
A partir daí a tela congela e não mostra mais nada, já tentei com todas as versões do Ubuntu (inclusive o beta). Tentei usando o USB, depois gravando a ISO em um dvd e até tentei no VMWare, mas a mensagem continua aparecendo e congelando a tela nestas mensagens.
Fiz toda a parte do UEFI desabilitando o Rapid boot e o Secure Boot, mas nada mudou. Agradeceria imensamente se pudesse me ajudar.
CurtirCurtir
Olá Charles,
No fórum do Ubuntu tem um problema parecido com o seu, acesse esse link:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,118431.0.html
Possivelmente o gerenciador de energia tem alguma configuração não completa.
Verifique na bios / efi como estão ajustaustados os parâmetros de energia.
CurtirCurtir
Com o windows 10 não funcionou … instalai em outro hd de 1T e particionei certinho / , /Home e swap não criou o boot automaticamente … não é config de plkaca pq eu tinho win 7 com ubuntu normal antes …
CurtirCurtir
Olá Pierre,
Você deve seguir os passos desse link.
https://lcomlinux.wordpress.com/2015/09/02/instalacao-dual-boot-windows-8-e-linux-mint-17-em-sistemas-uefi-com-dois-hds/
Atenção na hora de selecionar o Grub que deve ser no mesmo HD onde você instalar o Ubuntu.
CurtirCurtir
Olá! Muito obrigada pelo tutorial! Fiz os passos que disse, para meu Windows 10, mas nos campos que disse que era opcional, foi necessário ser feito, senão não aparecia o GRUB….também, só pra corrigir, o comando a digitar no Windows é:
bcdedit /set “{bootmgr}” path \EFI\ubuntu\grubx64.efi
Mais uma vez obrigada! Passei dias quebrando a cabeça com centenas de tutoriais e nenhum deu certo
CurtirCurtir
Olá Kelly,
Que bom ter conseguido resolver com essa dica.
E obrigado pela correção do comando.
Fico feliz por ter ajudado.
CurtirCurtir
Instalei usando estas dicas a distro Mint (e não o Ubuntu) num Dell Inspiron 15 5548, e ocorreu tudo bem. Deixei UEFI com Secure Boot ativado.
Obrigado!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Luiz,
Que bom que conseguiu instalar, o Linux Mint é uma distro baseada no Ubuntu.
Abraços!
CurtirCurtir
Olá, fiz todos os procedimentos só que quando reiniciei ele deu boot pelo Windows, então fiz o comando : bcdedit /set “{bootmgr}” path \EFI\ubuntu\grubx64.efi porém ele dá boot direto no Ubuntu (grub rápido não aparece as opções). Dei um fdisk as participações do Windows estão normais. O que acha q pode ser? Uso um ssd. (500gb)
CurtirCurtir
Olá Stephany,
Você precisa entrar no Ubuntu para aumentar o tempo de espera no Grub.
acesse esse link:
https://lcomlinux.wordpress.com/2016/04/20/alterando-o-tempo-de-espera-do-grub/
CurtirCurtir
O meu não tem uma opcao de dispositivo para isntalacao do gerenciador de boot
CurtirCurtir
Geralmente ao reiniciar o computador pressione a tecla de função F9 ou F11, para escolher a opção de boot.
Ou então tem que entrar no Setup, de seu computador(tecla DEL) e veja se tem a opção de boot nas guias do Setup. Para que as mudanças tenha efeito tem que salvar.
CurtirCurtir
Pedro, instalar o ubuntu com o w 8 ou 8.1 eu sei, o que não tô conseguindo é fazer um downgrade do w8 ou w8.1 para o w7 não tem como já coloquei no legacy e desabilitei a segurança, mas mesmo assim não consegui … se vc tiver uma dica, por favor … meu note é um Positivo XR 2998 … conseguindo o downgrade aí instalo o ubuntu … desde já agradeço.
CurtirCurtir
Olá, depois que eu fiz o comando: bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\ubuntu\grubx64.efi, tido acima pelo Windows, o windows não iniciou mais.. Não encontro para dar boot pelo windows. Meu pc ficou inacessível. Como eu reverto isso?
CurtirCurtir
Olá Ghermany,
O comando é esse:
bcdedit /set “{bootmgr}” path \EFI\ubuntu\grubx64.efi
Tente entrar no Setup de seu Notebook/Desktop para mudar as configurações UEFI, para alterar a ordem de inicialização, dependendo pode ser F2 ou F12.
Nesse post tem um exemplo do Notebook da Dell.
CurtirCurtir
Olá! Primeiramente, muito obrigado por compartilhar este tutorial! 🙂 Executei o tutorial em um Dell Inspiron 15 5000 Special Edition que veio com o Windows 10 instalado e funcionou. No entanto, acredito que há uma parte no tutorial que confunde um pouco o leitor, como foi meu caso. No parágrafo seguinte à configuração da partição /home, você falou assim:
“Agora, altere a entrada no “Dispositivo para a instalação do gerenciador de boot“.”
Eu entendi que no campo “Dispositivo para a instalação do gerenciador de boot” era para trocar a partição padrão, a do HD da máquina, para a partição EFI. Contudo, fiquei na dúvida, pois a última imagem que mostra todas as partições configuradas possui o campo citado apontando para a partição padrão. Acredito que não fazer esta mudança gera a necessidade de executar o comando “bcdedit /set “{bootmgr}” path \EFI\ubuntu\grubx64.efi”.
Por fim, agradeço mais uma vez e espero que possa aprimorar o tutorial com o ponto de citei.
Um grande abraço e parabéns pelo tutorial.
CurtirCurtir
Olá Renato, obrigado pelo aviso, já corrigi a parte que você citou, realmente como estava confundia um pouco para quem lia.
E que bom que o tutorial ajudou a instalar o seu novo sistema.
Abraços.
CurtirCurtir
Sinto-me um pouco desavantajada na questão. Há dias sigo todas as sugestões possíveis para instalar o duplo-arranque (dual boot), Windows (10) e Ubuntu. Lendo vários autores, segui todos os passos, até mudei o disco de arranque (USB), pois poderia ser isto.
Seguindo as instruções do blog, chego até o ponto 8:
“Após iniciar no Pendrive, você será presenteado com a opção de experimentar ou instalar o Ubuntu. Clique em instalar. Você será apresentado com algumas opções de tela para escolher o idioma. Ele irá, em seguida, fazer algumas verificações no espaço disponível, energia e conexão de internet etc. Basta clicar em Continue”
Feito isto, a tela fica preta, e nada mais acontece. O meu computador é um Acer Aspire ES-11. Devo perder as esperanças ou ainda existe uma luz no fim do túnel? Obrigado!
Carla Chastinet
CurtirCurtir
Olá Carla,
Alguns notebooks com o UEFI ativado impede o boot pelo pendrive de distribuições com GNU/Linux.
O que você deve fazer é modificar as configurações do BIOS para dar boot no modo Legacy.
Ligue o notebook e aperte a tecla F5 por alguns segundos
Mude de UEFI para Legacy.
Salve as configurações.
Agora reinicie a máquina apertando a tecla F12 para escolher o dispositivo de boot.
CurtirCurtir
Se ainda continuar o problema com a tela preta, faça o seguinte:
Dê o boot com o pendrive do Ubuntu e siga os passos a partir dessa parte:
If you are trying to install Ubuntu do link abaixo.
http://askubuntu.com/questions/162075/my-computer-boots-to-a-black-screen-what-options-do-i-have-to-fix-it
Você precisa colocar o parâmetro nomodeset para poder dar o boot.
CurtirCurtir
Obrigada pela resposta. O problema é que no meu computador não tem o modo Legacy
Carla
Carla B.A Chastinet
O AMBIENTE É O NOSSO MEIO DE SOBREVIVÊNCIA !
SER BIÓLOGO É SE SENTIR APENAS MAIS UMA ESPÉCIE NA NATUREZA.
A VIDA É UMA COLEÇÃO DE MOMENTOS Raul Santos Seixas
Nunca mostre para os outros o endereço eletrônico de seus amigos. Use Cco – endereços ocultos. Retire também os endereços dos amigos antes de reenviar. Dificulte a disseminação de vírus, spams e banners. PARTICIPE DESTA CAMPANHA, INCLUINDO ESTE TEXTO EM SUAS MENSAGENS.
CurtirCurtir
Obrigado galera … consegui fazer o dual boot … e já tô no 16.04 LTS …
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tenta então essa dica, faça o seguinte:
Dê o boot com o pendrive do Ubuntu e siga os passos a partir dessa parte:
If you are trying to install Ubuntu do link abaixo.
http://askubuntu.com/questions/162075/my-computer-boots-to-a-black-screen-what-options-do-i-have-to-fix-it
Você precisa colocar o parâmetro nomodeset para poder dar o boot.
CurtirCurtir
Obrigado, ajudou muito!!!! Valeu.
CurtirCurtido por 1 pessoa